terça-feira, 11 de novembro de 2008



SETÚBAL

Setúbal é uma cidade , capital de Distrito que está localizada a 32 kms a sudeste de Lisboa e fica localizada na margem norte do Rio Sado.

A cidade conta com cerca de 90 000 habitantes que vivem numa área urbanizada de aproximadamente 10 Kms 2

Setúbal é sede de um município com 170,57 km² de área e 122 554 habitantes (2006) [1], subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Palmela, a oeste por Sesimbra e a sul o estuário do Sado liga-o aos municípios de Alcácer do Sal e Grândola e tem litoral no Oceano Atlântico.

A cidade de Setúbal foi fundada pelos Fenícios cerca de 1000 aC

Em Março de 1249, Setúbal recebeu foral[3], concedido pela Ordem de Santiago, senhora desta região, e subscrito, em seu nome, por D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Santiago, e por Gonçalo Peres, comendador de Mértola.

Em 1525 recebeu o título de Notável Vila.

Em 19 de Abril de 1860 foi elevada a cidade.

O distrito de Setúbal foi criado em 22 de Dezembro de 1926.

A cidade é emoldurada pelo azul do Rio Sado, a sul, o dominante castelo de Palmela a Norte, e a majestosa Serra de Arrábida a Poente o que lhe dá uma moldura de uma beleza impressionante.

A zona ribeirinha dispõe de duas amplas Avenidas onde é bastante agradável passear, culminando uma delas no recém-inaugurado Parque Urbano da Albarquel, provavelmente a melhor construção publica levada a efeito nos últimos anos nesta cidade .
http://www.youtube.com/watch?v=VqyOlB81JxM

Posted by Picasa

Sem comentários: